Redes Sociais ajudam nas enchentes do Rio de Janeiro

20-01-2011 09:59

 Em meio ao caos na Região Serrana do Rio de Janeiro, que foi atinginda por fortes chuvas durante toda a semana passada, algumas redes sociais se tornaram importantes aliados na busca por parentes e amigos desaparecidos. Com a falta de energia elétrica e com o isolamento em diversas áreas de riscos, pessoas estão usando o Twitter, Facebook, Orkut e outras redes sociais para  manter a população informada sobre a tragédia que já matou 643 pessoas até agora.


No Orkut, comunidades dos bairros de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal e Bom Jardim se concentram em tópicos como “Procura” e “Chuvas – Informação sobre amigos e parentes”.  Usuários pedem a colaboração de cidadãos e divulgam informações importantes, como foi o caso de Debora, que pediu o resgate urgente de seu noivo que estava em meio a duas barreiras sem casa, comida e água. “Estou tentando contato com a defesa civil e equipes de resgate. Quem puder ajude avisando as equipes de busca da região”, dizia o comentário na comunidade de São José do Vale do Rio Preto. Horas depois, Debora conseguiu ajuda e reportou novamente as novidades: “Consegui um breve contato com Poço Fundo e tive a informação que cerca de 50 pessoas estão aguardando socorro nas próximidades do sítio da família Jobim”.

Já no Facebook, conhecidos trocam mensagens para saber se alguém tem novidades de amigos e parentes e outros, como Cledson Matias de Oliveira divulgam dados para doações de materiais em páginas de eventos, convidando usuários de todo Brasil a se unirem a favor da causa. No Twitter, pessoas de todo o país prestaram solidariedade às vítimas do desastre com a hashtag #chuvasrj, que levou o termo para o trending topic nacional na última quinta-feira (13). Além disso, uma campanha, organizada inteiramente por usuários do microblog, arrecadou toneladas de donativos para as vítimas das enchentes na manhã do último sábado (15). Seguidores do perfil Lei Seca no Twitter se mobilizaram para juntar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal que estão sendo enviados para abrigos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. De acordo com o portal de notícias Terra, 120 pessoas vão fazer o transporte do material, em quatro caminhões e 30 carros. O publicitário Eduardo Trevisan, administrador do perfil no microblog, ressaltou que as redes sociais são uma grande arma na propagação da informação e, por isso, resolveu convocar os usuários para uma grande campanha de doação de itens de primeira necessidade.

O Governo do Rio de Janeiro também tem se aproveitado das facilidades das redes sociais e criou no Facebook uma página para “permitir o fluxo de informações sobre a situação das famílias vítimas das chuvas de janeiro de 2001 na Região Serrana do Rio de Janeiro”. Enquanto que no Twitter, além de manter os internautas informados sobre as últimas notícias da região por meio de um perfil (@GovRJ), o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, utilizou a Twitcam para conversar com a população. Às 15h desta segunda-feira (17), o secretário tirou dúvidas e prestou contas sobre todas as ações da SEASDH. A organização do Governo do Rio de Janeiro ainda tem utilizado o Formspring, famosa rede social de perguntas e respostas, para responder as principais questões dos cidadãos. 

Além dos sites de relacionamento, voluntários criaram blogs especiais que estão sendo alimentados todos os dias com as últimas notícias do desastre da Região Serrana. O SOS Nova Friburgo, por exemplo, tem postado informações de utilidade pública como números de orelhões que estão funcionando próximo as àreas afetadas, telefone do Exército Brasileiro, previsões do tempo e avisos aos voluntários. No blogda Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo ainda é possível ver uma lista de óbitos até então confirmados.