Ford convoca recall de Fiesta e Ecosport

26-01-2011 08:28

 

A Ford convocou nesta sexta-feira (21) os proprietários de 300 mil Fiesta e Ecosport para um recall por conta de uma possível falha nas travas de segurança das portas traseiras. O chamado envolve unidades do Fiesta Rocam, nas versões hatch e sedan, modelos 2008 e 2009, e das versões do utilitário fabricadas entre 2007 e 2009.

De acordo com a Ford, o problema estaria na eventual variação do tamanho das travas. 

- Constatou-se a possibilidade de variações dimensionais do mecanismo da trava de segurança das portas traseiras. 

A montadora também aproveitou para chamar os proprietários da Ecosport modelo 2011 para correção no manual do usuário, se necessário, diante da possível "divergência nas instruções de acionamento da trava de segurança para impedir a abertura interna das portas traseiras". 

A Ford afirma que tanto no caso do Fiesta quanto do Ecosport, a falha nas travas e as instruções imprecisas no manual do modelo 2011 podem levar à abertura das portas, mesmo com as portas trancadas. 

- Existe a possibilidade de abertura das portas traseiras através do acionamento de seus puxadores internos, mesmo com a trava de segurança supostamente acionada, podendo resultar em risco de acidentes. 

O recall vale para os seguintes veículos. 

Possível substituição das travas 

- Ecosport 2007/2008/2009. Chassis (seis últimos dígitos): 500004 até 999999.
- Fiesta Rocam 2008/2009. Chassis: (seis últimos dígitos): 107522 até 423122.

Possível correção do manual 

- Ecosport 2011. Chassis (seis últimos dígitos): 575295 até 598749.

A Ford orienta os proprietários a procurar imediatamente o Centro de Atendimento Ford (CAF), pelo telefone 0800 703 3673, para verificar a necessidade de inspeção do veículo. Os agendamentos para verificação e eventual correção, feita gratuitamente, começam na próxima segunda-feira (24). 

O Procon lembra que o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física, e afirma que não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor em sua cidade.